Search
Close this search box.

.

Cineasta Clara Angélica trabalha em animação

Confira a versão impressa da coluna Giro desta sexta-feira, 28 de junho de 2024.

Ela faz cinema

A jornalista Clara Angélica tem cedido cada vez mais espaço para a cineasta Clara Angélica. Desde que estreou com o curta Simião Martiniano – O Camelô do Cinema, em 1998, ela acumulou alguns dos prêmios mais importantes do setor. Aqui e lá fora.
Com o doc Assim Como o Ar, Sempre Nos Levantaremos, disponível no Prime, não foi diferente. O filme retratou as angústias de mulheres lésbicas, bissexuais, trans e travestis diante do Brasil pós-2018 e ganhou troféus em festivais como o For Rainbow.
Agora, ela se dedica à animação Benjamin na Roça, com a OBA Bonecos. “A história se passa em Amaraji, minha cidade. Benjamin, meu neto, é meu girassol”, derrete-se Clara, que à frente do Curta Pernambuco, na TVU, viu nascer nomes como Gabriel Mascaro.

>> Leia a coluna Giro desta quinta-feira, 27/06/2024

Artesãs

A Secretaria da Mulher de Pernambuco está em contagem regressiva para a Fenearte. Este ano, estarão expondo 26 grupos e associações de mulheres de 11 regiões de desenvolvimento. Ao todo, 84 organizações realizaram inscrições, representando um aumento de 48,5% na procura em relação ao ano passado.

Expansão

A Lojas Avenida vai inaugurar hoje, em Casa Amarela, a sua segunda unidade no Recife. Esta será a oitava loja da rede em Pernambuco em quatro meses. O grupo já possui unidades em Petrolina, Jaboatão, Camaragibe, São Lourenço e Abreu e Lima.

Viva São João

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, comemora o sucesso do São João. Foram nove dias de festa com o Pátio de Eventos Ana das Carrancas lotado todas as noites.

Painéis solares

Até hoje, os clientes do Santander vão poder financiar painéis solares com juros a partir de 1,25% ao mês.

Setor energético

O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação foi agraciado com o Prêmio Líderes da Energia, na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A premiação, promovida pelo Grupo Mídia, um dos maiores players do setor, celebra as empresas e instituições que se destacam por sua atuação e investimentos na matriz energética do país. Quem recebeu o troféu foi Guilherme Cardim, presidente do instituto, que conta com mais de 150 pesquisadores em várias áreas da ciência.

Apenas uma palavra

O secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuitas do Brasil, padre José Laércio de Lima, virá ao Recife para o lançamento do seu novo livro, Uma Palavra Nos Basta. O evento, que contará com uma roda de conversa mediada pelo pró-reitor Comunitário e de Extensão da Unicap, padre Delmar Cardoso, será realizado no próximo dia 11, às 15h, na sede da universidade, na Boa Vista.

Na serra

Gravatá segue em ritmo de forró até o dia 30. Hoje e amanhã, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar vai receber shows de Jorge de Altinho, Márcia Fellipe, Vicente Nery e Leo Santana. O toque de pernambucanidade fica a cargo do Maestro Spok e da Orquestra Forrobodó. No domingo, haverá no Mercado Cultural encontro de sanfoneiros para fechar com chave de ouro a temporada junina.

Coletivo

Os realizadores do coletivo Coquevídeo marcarão presença na sexta sessão do Cineclube Casa Zero, que acontece no domingo. O evento contará com a exibição de 12 produções assinadas pelo grupo. Após a mostra, os espectadores serão convidados a participar de uma roda de conversa sobre os temas envolvidos nos filmes. A Casa Zero fica na Rua do Bom Jesus.

Oscar

O Shopping Costa Dourada conquistou bronze no Prêmio Abrasce 2024, na categoria Eventos e Ações Promocionais, com o Arraiá do Costa, que exaltou as tradições juninas pernambucanas. O prêmio é considerado o Oscar dos shopping centers.

Forró

Hoje, a partir das 13h, a Rádio MPPE dedica duas horas de sua programação ao forró. Ao longo do mês, foram ouvidas nada menos que 355 músicas do gênero.

A atriz Zeze Polessa em Nara – Foto: Flávio Colker/Divulgação

Ela vem por aí

Nara Leão nos deixou há 35 anos, mas sua importância para a música brasileira continua sendo reverenciada. De 18 a 21, no Luiz Mendonça, a cantora será revivida por Zeze Polessa no espetáculo Nara, com roteiro e direção de Miguel Falabella. “Ela estava sempre à frente. Muita gente pensa que começou gravando bossa nova, mas seu primeiro disco trazia o samba do morro, as canções de protesto”, relembra Zeze. “Ela fez parte da Tropicália, dedicou um disco a Roberto Carlos quando todo mundo achava ele cafona. Nara era uma visionária”, relembra.

Niver

Alex Martins, Aline Moura, Andréa Melo, Arijaldo Carvalho, Brites Caminha, Carlos Fernando Pontual, Daniella Maranhão, Eduardo Sena, Fabrizio Ferraz, Fátima Bahia, Flávia Campos Kitner, Jair Jaroslavsky, João José Targino, Leila Renda, Lívia Maria Lopes, Maritza Lacerda, Murillo Lacerda e Tânia Maria Guedes Álvaro.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE