A Mostra de Cinema Japonês 2025, que acontece nesta sexta-feira (31) até domingo (2/2) no Cinema do Porto, no Bairro do Recife, traz uma curadoria inédita de filmes nipônicos. Organizado pelo Consulado Geral do Japão no Recife e pela Fundação Japão, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o evento apresenta ao público quatro dramas exclusivos e contará com exibições gratuitas, com ingressos distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Todos os filmes, que contam com projeção no formato fullHD, terão áudio original em japonês e legendas em português.
>> Leia a coluna Giro desta quinta-feira, 30/01/2025
Curador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim indica o filme I Am What I Am, dirigido por Shynia Tamada e com Toko Miura no elenco, em seu primeiro papel principal desde o aclamado, pela forma como o filme problematiza a relação de uma jovem contrária às expectativas familiares, “mas diria que a mostra inteira merece atenção por trazer uma nova e rica cinematografia japonesa que não circulará no circuito exibidor comercial, nem nos streamings”, conclui.
Confira a programação completa:
Dia 31/01 (sexta-feira), às 15h, e 02/02 (domingo), às 16h10
Hit Me Anyone One More Time
Título original: Kiokuni gozaimasen記憶にございません!
2019 / Comédia / Japão / 127 min/legendado/14 anos/Direção: Koki Mitani
Um homem (Kiichi Nakai) desperta no leito de um hospital, sem nenhuma lembrança de onde está ou de quem ele é. Logo, através do noticiário na TV, percebe que é ninguém menos que Keisuke Kuroda, o 127º Primeiro-Ministro do Japão, odiado pelo povo e vítima de uma pedrada na cabeça, cortesia de um cidadão frustrado. Incapaz de se lembrar das pessoas ao seu redor, nem mesmo de sua própria família, e assombrado por sua má reputação anterior, Kuroda retoma suas funções com um novo senso de altruísmo e consciência, escondendo sua perda de memória, com a ajuda de seus secretários e assessores.
Dia 01/02 (sábado), às 14h40
The Nighthawk’s First Love
Título original: Yodaka no Kataomoi (よだかの片想い)
2022 / Drama, romance /98 min/legendado/14 anos/Direção: Kazumassa Nemoto
Uma adaptação cinematográfica do romance de Rio Shimamoto, de 2012, dirigido por Yuka Yasukawa. Aiko Maeda (Matsui Rena) é uma estudante universitária que reluta em se apaixonar, por causa de uma marca de nascença no lado esquerdo do rosto. No entanto, essa situação muda quando é entrevistada para um livro sobre “pessoas com marcas e cicatrizes no rosto”. Em função de conversas sobre a adaptação desse livro para o cinema, Aiko conhece o diretor Tobisaka Outa (Nakajima Ayumu) e, gradualmente, começa a se sentir atraída por ele.
Dia 01/02 (sábado), às 16h40, e 02/02 (domingo), às 18h40
What Did You Eat Yesterday? – foto do post
Título original: Kinou Nani Tabeta? (きのう何食べた?)
Drama, romance / legendado/ 12 anos/Direção: Kazuhito Naka
Trata-se de uma adaptação de uma popular série de mangá, Kinou Nani Tabeta?, de Fumi Yoshinaga, estrelado por Hidetoshi Nishijima e Seiyo Uchino. Shiro, que trabalha em um escritório de advocacia, e seu namorado Kenji, cabeleireiro, estão morando juntos. E, durante uma viagem a Kyoto, para comemorar o aniversário de Kenji, Shiro levanta um certo assunto que muda o rumo da viagem.
Dia 01/02 (sábado), às 19h e 02/02 (domingo), às 14h
I Am What I Am
Título original: Sobakasu (そばかす)
2022 / Drama / Japão / 109 min/Direção: Shinya Tamada/12 anos
Kasumi, de 30 anos (interpretada por Toko Miura em seu primeiro papel principal desde Drive My Car), trabalha em um call center e mora com a sua família, sendo bastante incomodada por sua preocupada mãe, que desesperadamente quer que ela se case, chegando ao ponto de propor-lhe um “omiai”, o primeiro passo de um casamento arranjado. A realidade é que Kasumi não consegue nutrir sentimentos românticos pelos outros. Com a ajuda de sua amiga Maho, interpretada pela Atsuko Maeda, Kasumi deseja apenas viver sem os rígidos papéis de gênero e expectativas que ditam como as jovens devem se submeter aos ideais de amor e casamento, construídos pela sociedade.
SERVIÇO
Mostra de Cinema Japonês 2025
Data: 31 de Janeiro (sexta-feira) a 2 de Fevereiro (domingo)
Local: Cinema da Fundação/Porto (Cais do Apolo, 222 – 16º andar – Recife)
Entrada: Gratuita, com distribuição de senhas na bilheteria, 1 (uma) hora antes de cada filme.
Informações: Cinema da Fundação/Porto – Telefone: (81) 3073-6363
Consulado-Geral do Japão no Recife – Telefone: (81) 3049-8300