Search
Close this search box.

.

Cássio Cavalcante celebra obra de Nara Leão

Confira a versão impressa da coluna Giro desta sexta-feira, 19 de julho de 2024.

Para Nara, com amor

Entre as biografias que ajudaram Zeze Polessa a construir sua Nara, papel-título do espetáculo em cartaz até domingo no Teatro Luiz Mendonça, está Nara Leão – A Musa dos Trópicos, de Cássio Cavalcante, cearense radicado no Recife há 40 anos.
“Antes de ser biógrafo dela, sou muito fã”, conta Cássio. “Lembro bem, ainda em Fortaleza, de escutar a música Laranja da China no rádio e esperar para saber quem cantava. Fiquei surpreso. Até então, para mim, Nara era uma artista de franja que cantava MPB. Ali, comecei a entender como ela era uma pessoa que se reinventava o tempo todo e passei a acompanhá-la”.
O escritor dedicou oito anos de trabalho para recriar a vida da musa. “Nara foi muito importante na minha formação cultural”.

>> Entrevista: Zeze Polessa e as emoções de Nara Leão em musical no Recife

Criançada

Aproveitando o mês de férias escolares, a Disney Brasil realiza, amanhã e no dia 27, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, o Festival de Histórias. A proposta é incentivar a leitura através de conteúdos e ativações com os livros e HQs dos selos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars.

Cardápio

Cafés artesanais, de sabores como menta e laranja, e refeições veganas, incluindo moquecas de caju e banana da terra, estão entre as opções do Cobogó Recife Café, espaço que funciona no Desenvolve Recife Centro, equipamento da prefeitura voltado para potencialização dos pequenos negócios e geração de renda, em Santo Amaro.

De volta à natureza

Hoje, às 11h, a Reserva do Paiva, em parceria com a CPRH, vai realizar a soltura de animais silvestres na Igrejinha do Paiva. A ação visa devolver répteis, aves e mamíferos ao habitat natural, promovendo educação ambiental ao público. Os animais, reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, foram apreendidos em operações de combate ao tráfico em diversas localidades da RMR, capturados no próprio bairro ou encontrados na rodovia, em situação de perigo.

Coleta seletiva

Com foco na sustentabilidade, a Itamaracá Transportes, que faz parte do consórcio Conorte, possui termo de parceria com a Cooreplast para que todos os resíduos recicláveis da empresa sejam doados a cooperativas. Semanalmente, a empresa recolhe cerca de 30 kg de plástico e 100 kg de papelão e papel. A ação soma-se à política interna de preservação ambiental e controle dos recursos naturais, com treinamentos periódicos sobre coleta seletiva com os funcionários.

Os Saltimbancos – Foto: Divulgação

Bicharada reunida

Au, au, au, hi-hó, hi-hó, miau, miau, miau, cocorocó! Neste domingo, às 11h, no Teatro Guararapes, os atores Maycon Douglas, Joelma Alves, Monica Vilarim e Zannel Reys encenam Os Saltimbancos, a clássica adaptação de Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, feita pelos italianos Luiz Enríquez e Sérgio Bardotti, com tradução de Chico Buarque. Sem dúvida, um musical que, mesmo dirigido às crianças, tem encantado todas as gerações desde os anos 1970.

Pela paz

Fausto Filho, coordenador do G10 Favelas Pernambuco, recebe nesta sexta, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, o Troféu Construtores da Cultura de Paz. A entrega vai acontecer durante o XIV Espiritoartelidade, promovido pelo ator Adriano Cabral. A dançarina Nina Souza, exemplo vitorioso de determinação, também figura entre os homenageados da noite.

Direito

O Instituto dos Magistrados do Nordeste, coordenado pelo desembargador Demócrito Ramos, inicia hoje o curso de pós-graduação em Direito Médico e da Saúde. As aulas serão 100% on-line. Um dos professores é Henderson Fürst, que ministra aulas de bioética e direito médico no Hospital Albert Einstein.

Emoções

O sucesso do filme Divertida Mente 2 acende o debate sobre como as emoções podem desempenhar um papel central no bem-estar mental de cada indivíduo. O tema será tratado no minicurso Compreendendo as Emoções: As Contribuições da Psicologia no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), nesta sexta. A palestra, conduzida pela especialista Déborah Capozzoli, acontece das 8h ao meio-dia, no campus da instituição, na Imbiribeira.

Sons de Pernambuco

O livro Da Lama ao Caos – Que Som é Este que Vem de Pernambuco?, do jornalista e crítico pernambucano José Teles, foi um dos cinco títulos da Edições Sesc mais vendidos na Feira do Livro, realizada recentemente na Praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo. A publicação faz parte da Coleção Discos da Música Brasileira: História e Bastidores de Álbuns Antológicos, organizada pelo também jornalista Lauro Lisboa Garcia. O evento recebeu 55 mil visitantes, ao longo de nove dias.

Niver

Alexandre Lemos, Carlos Augusto Costa, Carlos Augusto Lins Pereira da Costa, Chusa Ferreira da Silva Júnior, Diógenes Andrade Filho, Emerson Gomes, Isabela Morato Dubeux, José Arraes de Alencar, Junancy Galvão, Leonor Ferreira, Luciano Teixeira, Luiza Nogueira, Maria do Rosário Valois, Mário Roberto Cezar Jácome, Milena Sotero, Paulo Dalla Nora Macedo, Telma Brennand e Zélia Suassuna.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE