Quem estava com saudade de frevar pelas ruas do Bairro do Recife com o Arrastão do Frevo pode ir organizando as roupas leves e os tênis confortáveis para este domingo (4). A programação mensal do Paço do Frevo retorna após uma breve pausa em junho e julho devido às chuvas. Escolhido para guiar a volta do Arrastão, o Carnaval de Zé Puluca, manifestação de rua do município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, vem à capital para desfilar com seu estandarte, dragão e bonecos gigantes.
>> Leia a coluna Giro desta terça-feira, 30/07/2024
A concentração será às 15h30, em frente ao Paço. Acompanhado pela Orquestra Paranampuká, com participação especial do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o cortejo segue pelas ruas do Recife Antigo, passa pelo Marco Zero e retorna até a frente do Paço, onde segue com a folia.
O evento será registrado para a produção do documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho”, curta-metragem que contará a história da tradicional folia do interior do Estado em sua primeira década de existência.
O Carnaval de Zé Puluca leva o nome do músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca. Nascido em Bom Conselho, Tenório é autor de mais de 200 composições, entre frevos, marchas, fox-trot, sambas, boleros, melodias juninas e canções religiosas. Sua formação cultural traz o Frevo como sua principal bandeira, acompanhada de figuras alusivas da cultura nativista bomconselhense em forma de bonecos gigantes, estandartes, passistas e alegorias.
SERVIÇO
Arrastão do Frevo com Carnaval de Zé Puluca
Domingo, 4 de agosto, a partir das 15h30.
Concentração em frente ao Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife) e desfile pelas ruas do bairro.
Acesso gratuito.