A TV Globo reexibe a partir desta segunda-feira (2), na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira: a novela Tieta. A livre adaptação do livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado – escrita pelo pernambucano Aguinaldo Silva – apresentou ao público vários personagens dramáticos, mas cheios de humor. Entre elas, a sua grande protagonista, a personagem-título interpretada com maestria por Betty Faria.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 02/12/2024
A grande atriz, inclusive, está muito feliz com a reprise que começa hoje: “Fiquei muito feliz mesmo, porque é um trabalho que entrou no coração do povo. As pessoas lembram e gostam até hoje. Foi um grande sucesso, que me trouxe muita felicidade. A novela foi exibida em outros países e recebida com carinho. Tenho orgulho não só pelo sucesso, mas pelo que a personagem representava: uma pessoa do bem, cheia de amor, que chegou para ajudar uma cidade a melhorar, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceitos. Tieta voltar hoje, com todo o radicalismo moralista que vivemos, é algo muito especial”.
Com 196 capítulos exibidos originalmente entre agosto de 1989 e março de 1990, a novela convida o público a conhecer a fictícia Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro. O enredo começa quando Tieta (Claudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Humilhada, ela segue para São Paulo. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) reaparece: rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram.
Aos 83 anos e 60 de carreira, Betty Faria – que também está no ar no horário das sete da Globo na novela inédita Volta Por Cima – destacou a emoção de estar no ar com duas tramas tão marcantes. “É um momento especial. Sem dúvida, diria que é um favorecimento astral. Sinto que algo lá em cima está dizendo que eu mereço. Estou feliz, sinto muita alegria ao chegar no set de gravação. Sou exigente comigo mesma, quero tudo bonito e bem-feito. Eu sou completamente apaixonada pelo meu trabalho. Eu já fiz bastante cinema, teatro, mas eu sou uma mulher de televisão. Eu piso no set com muito prazer, ali é a minha casa”.