Search
Close this search box.

.

Anota na agenda: shows para ouvir, pular e sentir em 2025

Ano novo, agenda nova. Um painel cultural renovado, repleto de shows e festivais, promete agitar os palcos em 2025. Enquanto alguns pernambucanos já se antecipam e compram passagens para ver Lady Gaga no Rio de Janeiro, mesmo sem o anúncio oficial, o calendário local já está abarrotado com apresentações que vão deixar o público à flor da pele, como o adeus de Gilberto Gil, marcado para novembro e com ingressos já esgotados. Abra a agenda, prepare a caneta (e o bolso) e não deixe de anotar o que será imperdível nos próximos meses.

Não há maneira melhor de começar o ano do que reencontrando velhos amigos. Uma das mais importantes bandas do movimento manguebeat, o Mestre Ambrósio estava há quase duas décadas sem se reunir para reviver a imagética que sustenta sua relação com o público. O marco de 30 anos de criação foi a deixa para que Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro) tocassem juntos novamente numa turnê que rodou o Brasil ano passado. E esse mesmo show volta a ser apresentado no próximo dia 11, no Clube Atlântico de Olinda.

Embora tenha ligação quase umbilical com o teatro, o Janeiro de Grandes Espetáculos reservou 20 apresentações musicais em sua programação. A estreia, na próxima quinta-feira (9), já traz a Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins e Elízio de Búzios para o solene palco do Teatro de Santa Isabel, com participação mais do que especial de Lia de Itamaracá. Vale lembrar que Áurea é uma das grandes divas da música brasileira e já dividiu um álbum com o pernambucano Gonzaga Leal.

Nomes como Almério, que mostra o show do seu novo álbum Nesse Exato Momento, PC Silva, Tibério Azul, Irah Caldeira, Afoxé Oxum Pandá, Quarteto Encore e Betto do Bandolim, Igor de Carvalho, Lucinha Guerra, Geraldo Maia, Estesia, Márcia Pequeno, Martins, Camerata Pernambucana, Banda Som da Terra, Laura Sivini e um tributo ao rei Reginaldo Rossi só com vozes femininas também estão na programação. Tem ainda o cantor Ruan Trajano (leia mais na coluna Giro) e uma homenagem a Lô Borges e Beto Guedes feita pela dupla Publius e Silvério Pessoa. Os shows vão acontecer em palcos como o Teatro de Santa Isabel e o Apolo. Depois do Janeiro, no dia 7 de fevereiro, Zé Manoel traz o novo show Coral para o Teatro do Parque.

Ao listar os principais eventos musicais do ano, é impossível deixar de fora as tradicionais prévias carnavalescas do Recife. Pelo terceiro ano consecutivo, o Ensaios da Anitta aporta na cidade. A diva pop internacional traz seu pré-carnaval para a área externa do Centro de Convenções, em 25 de janeiro. Além da atração principal, os fãs pernambucanos têm expectativa pelo anúncio dos artistas convidados. Zé Vaqueiro e Raphaela Santos apareceram na edição de 2024.

Com toda a criatividade do universo de heróis e vilões, o Enquanto Isso na Sala da Justiça é também um destino para artistas nacionais de primeira linha, contando no line-up deste ano o Baiana System e as divas Liniker e Alcione. O baile está marcado para o dia 14 de fevereiro, no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. Já o Olinda Beer, tido como a maior prévia carnavalesca a céu aberto do país, promete uma festa de mais de 10 horas no dia 23 do mesmo mês, com shows de Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Bell Marques, Sorriso Maroto, Léo Santana, Henry Freitas e Pablo, que chegam trazendo repertórios inéditos e promovendo uma mistura dos principais ritmos, como pede a data.

Ninguém pode esquecer que os dias de carnaval do Recife viram um verdadeiro festival musical. Até agora, já foram anunciados pela prefeitura vários nomes que estarão presentes na programação do maior evento de rua da cidade. Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Mãeana, Gloria Groove, Claudionor Germano, Karina Buhr, Raphaela Santos, O Grande Encontro (Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo), Marron Brasileiro, Pabllo Vittar, Pedro Sampaio, Almir Rouche, Fafá de Belém e, claro, Maestro Spok estão entre as dezenas de artistas confirmados para a festa que, este ano, ocorre na primeira semana de março e traz como tema: “Carnaval do Recife. É Gente”. Como se pode ver, tem música para todos os gostos.

Após a ressaca da folia, o ano de 2025 ainda promete muita diversidade. Padre Fábio de Melo escolheu o Marco Zero como cenário do seu próximo DVD, que será gravado na quinta-feira depois do Carnaval. No dia 10 de maio, o Capital Inicial comemora um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira: os 25 anos do icônico “Acústico MTV”. Em outubro, tem Jorge & Mateus festejando 20 anos de estrada. Essas são apenas algumas das muitas atrações que a capital pernambucana verá ao longo do ano.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE