O município de Amaraji, situado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, se prepara para receber o II Fliamar – Festival de Literatura de Amaraji, que acontece de hoje até sábado. O evento, realizado em parceria com a I Expo-Educ Amaraji, da Secretaria Municipal de Educação, promete uma programação intensa e gratuita. Neste ano, o festival terá como homenageados o jornalista e escritor Ricardo Leitão e a Comunidade Escolar da Educação Municipal de Amaraji.
O festival tem como propósito estimular na comunidade o interesse pela leitura e criar um espaço para a divulgação de autores nacionais e livros, promovendo a aproximação entre leitores e escritores por meio de vivências lúdicas. O projeto busca aplicar e estimular o acesso à literatura, utilizando dinâmicas e processos democráticos e inclusivos que despertem a consciência cidadã e o pertencimento. O evento também busca visibilizar a produção de autores e artistas locais e estimular a produção escrita dos alunos da rede pública de ensino.
“Este é um momento muito especial para Amaraji. Estamos mobilizados para celebrar o ser e o saber através da cultura e da educação, ferramentas essenciais para expandir horizontes e nos conectar com outras realidades e ideias”, destaca Clara Angélica, realizadora do evento. “Durante esses dias, Amaraji se transforma na cidade do livro, da leitura e da troca de saberes, fomentando ações afirmativas e envolvendo toda a comunidade em uma programação que inclui feira de livros, oficinas, apresentações culturais, música, teatro, lançamentos e a presença de autores e autoras”, complementa.



A produtora e gestora cultural adianta que o Fliamar ocupa diversos equipamentos da cidade, integrando e aproximando seus moradores, através da cultura e da literatura.“Temos aqui a Biblioteca Municipal Dom Carlos Coelho, que possui uma característica muito singular: funciona ininterruptamente das sete da manhã às nove da noite. Isso, por si só, já diz muito sobre o interesse da cidade pela leitura. Celebrações como o Fliamar e a primeira Expo-Educ reafirmam essa identidade do nosso povo e ajudam a fortalecer a cultura do livro e da leitura”, ressalta Clara Angélica.
“Amaraji tem uma rede de ensino que incentiva e fomenta a leitura. Nosso trabalho, na curadoria, foi pensar a interregionalidade: trazer pessoas de outras regiões que já desenvolvem e fortalecem a literatura onde atuam, somando ao que já existe aqui. Fizemos um recorte enxuto de autores e de editoras alternativas, que dialogam com editoras maiores, tendo como foco principal o livro produzido em Pernambuco, as pessoas que fazem literatura no estado e como elas podem contribuir para ampliar a rede de leitores e criadores de Amaraji”, coloca a jornalista Adriana Dória Matos, curadora do II Fliamar e que promoverá a oficina Escrita Criativa.
Entre os destaques da programação, estão ainda o lançamento do livro Romances que Deram Errado – Contos de Afrodite, do escritor amarajiense Ian Serpa, os espetáculos Cadê Ascenso?, com o ator Adriano Cabral e o músico Chico Fuá, e Romeu e Julieta, Cordel de Ariano Suassuna, com Aramis Trindade, a performance MedusaMusaMulher, de Cida Pedrosa, com Fabiana Pirro, que está no elenco do filme O Agente Secreto, e um show de Mônica Feijó e o Xote Delas. Tudo gratuito.


