O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), apresentou na manhã desta segunda-feira (2), uma proposta para conceder o Título de Cidadão Pernambucano ao ator, diretor e produtor Wagner Moura. A iniciativa reconhece a contribuição artística do baiano e sua forte ligação com o Estado ao longo da carreira.
A relação de Moura com Pernambuco teve início nos palcos recifenses, há mais de duas décadas, quando protagonizou a peça ‘A Máquina’, dirigida por João Falcão e apresentada no Armazém 14, no Recife Antigo. O trabalho marcou um ponto de virada em sua trajetória profissional e projetou o ator para o cenário nacional.
Nos últimos anos, o vínculo com o Estado foi reforçado com o filme “O Agente Secreto”, filmado no Recife e dirigido pelo cineasta Kleber Mendonça FIlho. A produção ganhou projeção internacional, com indicações ao Oscar em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, além de vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Estrangeira, com Wagner Moura premiado como Melhor Ator em Drama.

Além da relação artística, o artista mantém laços familiares no Sertão pernambucano e costuma destacar publicamente seu carinho. Para Rodrigo Farias, a concessão do título representa um gesto de reconhecimento ao papel de Wagner Moura na valorização e projeção de Pernambuco no cenário cultural brasileiro e internacional.


