Confira a versão impressa da coluna Giro desta terça-feira, 30 de julho de 2024.
Abelardo dos 100
Amanhã, o grande Abelardo da Hora completaria 100 anos. Para marcar a data, o Shopping Recife, que nos anos 1980 e 1990 teve obras do artista em seus corredores, realiza uma exposição fotográfica em duas áreas do mall.
Com imagens de Bruno Lima, a mostra retrata 30 obras icônicas do artista espalhadas pelo Recife, endossando um dos seus legados: a arte ocupando os espaços urbanos.
Virtuosi
A partir de hoje, Gravatá vira a capital da música erudita com o 14º Festival Virtuosi. Até sábado, a Paróquia de Sant’Ana será palco para concertos com instrumentistas brasileiros e internacionais, sempre às 19h30 e com acesso gratuito.
Palestra
A Academia de Artes e Letras da AABB Recife realiza amanhã, a partir das 10h, uma palestra com o acadêmico Carlos Eduardo Santos. O tema será A História da AABB Recife.
Honra
O médico Pedro Pires será homenageado na próxima sexta-feira pela Sociedade de Radiologia de Pernambuco com o título de Membro Honorário. A cerimônia ocorrerá durante coquetel da XXVI Jornada Pernambucana de Radiologia, no restaurante Famiglia Giuliano, a partir das 21h. Pedro foi escolhido pela SRPE graças aos seus relevantes serviços prestados ao longo da carreira, principalmente na área de ensino.
Continente nacional
A Continente, uma das revistas de jornalismo cultural mais antigas em atividade no Brasil, publicada pela Cepe desde 2000, vai receber um prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte por sua contribuição para a cultura nacional em 2023. Um troféu, feito especialmente pelo artista Sanagê Cardoso, será entregue em solenidade no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, no próximo dia 14. A revista será representada pelo presidente da Cepe, João Baltar Freire, e pelo jornalista e superintendente de Periódicos e Projetos Especiais, Mário Hélio.
Gatões manhosos
Davi Lux vai subir ao palco do Teatro RioMar, nesta sexta, para tocar baixo ao lado do pai, ninguém menos que o roqueiro Léo Jaime. O encontro tem uma razão especial: abrir as comemorações do Dia dos Pais. Há mais de 40 anos na estrada, Léo promete fazer uma festa com seu repertório recheado de hits. A lista é enorme: Rock Estrela, As Sete Vampiras, A Vida Não Presta, Nada Mudou, A Fórmula do Amor e Conquistador Barato, da novela Bambolê. Claro que sua versão para Gatinha Manhosa, do saudoso Erasmo Carlos, está no roteiro.
>> Leo Jaime divide palco com filho em show no Recife
Palestra
Hoje, às 9h, Eduardo Vasconcelos e João Godoy, presidente e vice-presidente do CRO-PE, serão os palestrantes do evento Publicidade e Ética: Como Construir uma Presença On-line com Responsabilidade, realizado pela Faculdade Cespu Europa. A iniciativa busca orientar profissionais da área odontológica sobre condutas éticas na publicidade digital.
Ranking
O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, comemora o destaque da empresa pernambucana de tecnologia no Ranking Exame Negócios em Expansão 2024, promovido pela revista Exame. A Um Telecom figurou na 80º posição na categoria das empresas com receita entre R$ 30 milhões e R$ 150 milhões.
Aplauso
Amanhã, durante a solenidade de entrega da Medalha Esperança Garcia, que vai acontecer na Plenária da OAB-PE, às 17h, a advogada Isabela Lessa receberá voto de aplauso pela sua luta por equidade racial.
Sambinha
Nos dias 3, 4, 10 e 11 de agosto, o Plaza Shopping vai realizar o Sambinha do Plaza. O evento gratuito contará com nomes como Taiguara Borges e Pagunça. A farra começa sempre às 16h.
Caldinho
Um dos cenários mais instagramados do gexperience, circuito imersivo da Globo em cartaz no RioMar é o do quadro Caldinho do GE, do Globo Esporte.
Grito de alerta
Hoje, Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Museu da Abolição abre suas portas para a mostra Expressão da Liberdade. Promovida pelo Freedom Fund, em parceria com a Casa Menina Mulher, o Centro das Mulheres do Cabo, o Coletivo Mulher Vida e o Instituto Aliança, ela ecoa as vozes de meninas e mulheres do Recife e Região Metropolitana contra ameaças de exploração sexual comercial. O grito em defesa da garantia de direitos reúne 20 telas produzidas coletivamente por jovens em situação de vulnerabilidade social.
Niver
Álvaro Moreira, Eliane Teixeira, Ênio Laprovitera, Ernani Peixoto, Gisela Didier, Lauro Gusmão, Pedro Augusto Cordeiro, Ruy Ratacaso e Terezinha Arruda.