Confira a versão em texto da coluna Giro desta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025.
A saideira de 2025
Longe dos palcos do Recife desde 2022, a cantora paulista Tulipa Ruiz fará uma temporada de cinco shows, a partir da próxima sexta-feira, na Caixa Cultural.
Junto ao irmão Gustavo Ruiz, a artista trará à cidade o espetáculo Noire, que ela define como um mergulho sensível em seus maiores sucessos, reunindo músicas de diversas fases e álbuns de sua carreira.
Em formato voz e violão, o show acontece na sexta, às 20h; no sábado, às 17h e 20h; no domingo, às 17; e na segunda, às 20h.
Day use
A Oficina do Sabor já está nos preparativos para o carnaval. O restaurante vai abrir nos dias 15 e 17 de fevereiro para os foliões de Olinda, com open bar premium e open food, incluindo café da manhã e almoço, além de serviços de massagem, maquiagem e penteados.
Passista
O ministro da Educação, Camilo Santana, caiu no frevo após receber o título de Doutor Honoris Causa na Unicap. Com capelo e tudo, dançou ao som do hino Vassourinhas, composto em 1909 por Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos.
Balanço
O presidente do Sindicombustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos, apresenta hoje, durante almoço na Osteria Lotti, no RioMar, os desafios e conquistas de 2025 para as revendas e as perspectivas para 2026.
Feira de artesanato
A 23ª edição da Fenahall será realizada de 9 a 18 de janeiro, no Classic Hall, com uma programação que contempla todas as idades. O evento vai reunir 250 expositores locais, nacionais e internacionais. Entre as atrações musicais estão Adilson Ramos, Bateria Auê, Conde Só Brega, Geraldinho Lins, Ginga & Malícia, Labaredas, Los Cubanos, Macfly, The Rossi e Sassarico. Haverá também show infantil da Banda Lelê.
Natal solidário
A Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco, presidida por Sandra Paes Barreto, arrecadou 10 toneladas de alimentos para o Natal Sertanejo, projeto social idealizado pelo frei Damião Silva. Os mantimentos foram entregues a 25 mil pessoas residentes em municípios do Sertão pernambucano neste fim de semana. Cerca de 30 voluntários participaram da distribuição, que vai garantir um Natal com comida na mesa.
Recorde
O Cinema da Fundação comemora um marco histórico ao alcançar 117 mil espectadores em 2025, o maior público desde sua criação, há 27 anos. Entre os títulos exibidos, o premiado longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, liderou a preferência do público, com mais de 11 mil espectadores. Outro sucesso do ano foi O Último Azul, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, visto por mais de 4 mil pessoas.
Movimento
O Moda Center, maior centro de moda do país, que fica em Santa Cruz do Capibaribe, deve receber entre 800 mil e 900 mil visitantes somente na temporada das festas de fim de ano.
Plantio
O fotógrafo e ambientalista Mario Barila vai passar a virada do ano fazendo o que mais gosta: plantando. No período de 28 de dezembro a 3 de janeiro, o fundador do Projeto Água Vida estará com o povo indígena Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira, colaborando com o plantio de um bosque reunindo os principais exemplares da caatinga.
Sucesso
A loja do Centro de Artesanato de Pernambuco na CasaCor 2025 vendeu cinco vezes mais que no ano passado. Alguns dos principais nomes da arte popular tiveram suas obras no local.
Niver
Alan Souza, Ana Laura Stutz, Ana Lúcia Vital, Armando Pugliesi Filho, Daniela Gusmão, Danuza Gusmão, Estevão Leal, Eurico de Barros Correia Filho, Mário Neves Baptista Filho, Patrícia Batista, Ricardo Maranhão, Sérgio Moury Fernandes, Socorro Régis e Taciana Góes.


