Um dos maiores clássicos da teledramaturgia da TV Globo estará de volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir de maio, substituindo a novela Tieta: trata-se de A Viagem. A trama de 1994 escrita por Ivani Ribeiro e estrelada por Antonio Fagundes, Christiane Torloni e Guilherme Fontes tem a vida após a morte como tema central.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 19/03/2025
Também escolhida para comemorar os 60 anos da Globo, o remake da novela homônima da TV Tupi, exibida nos anos 1970, gira em torno de Alexandre (Fontes), um rapaz rico e problemático que, após a morte, ainda trilha uma longa jornada. Sua alma se dedica a tentar prejudicar a vida do irmão Raul (Miguel Falabella), do cunhado Téo (Maurício Mattar) e do criminalista Otávio (Fagundes), que julga serem os responsáveis por seus infortúnios.
A revolta de Alexandre em A Viagem aumenta quando vê que Diná (Torloni), sua irmã mais velha e maior defensora, está apaixonada pelo advogado. Diná, que inicialmente culpa Otávio pela morte do irmão, descobre nele um amor de muitas vidas e a possibilidade de uma relação tranquila, diferente de seu conturbado casamento com Téo.
Marcado até hoje como Alexandre, Guilherme Fontes comemorou a notícia da volta de A Viagem: “Um ator luta muito para que seu trabalho tenha sucesso e, se por acaso atravessar as fronteiras do tempo, é uma dádiva. Ver seu trabalho se transformar em um clássico não tem preço. Não há um só dia nesses 30 anos, desde a exibição original, que eu não seja elogiado nas ruas por esse papel. Quando acho que vou passar despercebido, aparece um fã que grita ‘Alexandre’ ou me aborda para falar do personagem. Tanto é assim que ele virou meme e figurinha, e isso é o ápice da popularidade. Um personagem transmídia. Se contar, de 10 em 10 anos, estamos falando de três gerações de fãs. É incrível”.
Em 2025, A Viagem será reprisada pela sexta vez. Após a exibição original, a novela esteve no Vale a Pena Ver de Novo em 1997 e 2006, além de ter sido exibida pelo canal fechado Viva em 2014, 2020 e 2024.