Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do FestCine Itaúna, que acontece de 29 de julho a 5 de agosto, no povoado de Itaúna, zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O festival se consolida como um dos eventos audiovisuais mais pulsantes do país, promovendo cinema, cultura popular e acessibilidade em um cenário fora do eixo urbano.
Este ano, o evento conta com cinco mostras competitivas e recebe inscrições de realizadores de todo o Brasil e do mundo até o dia 30 de junho, exclusivamente pela FilmFreeWay. As categorias contemplam curtas, longas e videoclipes nacionais e internacionais, com sessões gratuitas realizadas ao ar livre, na praça principal do povoado.
O FestCine Itaúna também se destaca pelo Júri Jovem, formado por crianças e adolescentes da zona rural de Caruaru, que ajudam a escolher os premiados. A ação busca fomentar a formação de público e o protagonismo de jovens da região. Além disso, o festival conta com oficinas, apresentações artísticas e debates.
Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Cururu de Ouro, criado pelo Mestre Horácio Rodrigues, do Alto do Moura. As mostras são: Itaúna (curtas de estudantes do ensino básico), Cururuá (curtas de universitários ou participantes de oficinas), Anu-Preto (curtas nacionais e internacionais), Mocó (longas) e Cutia (videoclipes). Curtas e videoclipes devem ter até 20 minutos; longas, no mínimo 60.
Chico Buarque recebe alta hospitalar após passar por cirurgia na cabeça
Idealizado pelo produtor Paulo Conceição e com produção de Túlio Beat, o festival nasce da resistência cultural das comunidades de Riacho Doce e Itaúna. Conceição, premiado em festivais dentro e fora do Brasil, também já foi homenageado pela Alepe e pela Câmara de Caruaru por sua contribuição à cultura e à formação de novos talentos.