Ricardo Bacelar se prepara para lançar, nesta sexta-feira (30), seu terceiro álbum ao vivo, que chega às plataformas digitais com o registro do show realizado no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Acompanhado por um sexteto, o músico revisita faixas de seus discos anteriores, como Congênito e Andar com Gil, este último em parceria com Delia Fischer e com participação do próprio Gilberto Gil. O repertório ainda traz uma releitura de “Totalmente Demais”, sucesso do grupo Hanoi Hanoi, do qual fez parte. “Nunca havia gravado essa música na carreira solo. Dei uma roupagem diferente e incluí no show”, comenta o artista, que destaca a influência da banda na sua trajetória.
Outro destaque do álbum será a faixa “Vício Elegante”, parceria de Bacelar com Belchior. “Foi a última letra que ele escreveu antes de partir. É uma canção com aquela melancolia característica do Belchior, mas com um arranjo que dialoga com o contemporâneo”, afirma.
Clássicos da música brasileira também ganham novas leituras, com canções de nomes como Chico Buarque, Luiz Melodia, Lenine, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Adriana Calcanhotto. “Gosto de gravar músicas de outros autores com roupagens diferentes, ou seriam apenas covers. Melodias e letras devem ser respeitadas, mas é possível trazer novas contribuições”, pontua Ricardo.
No palco, ele se divide entre vocais, teclados, guitarra e percussão. “O piano é meu instrumento principal, mas outras coisas foram surgindo com o tempo. O Egberto Gismonti disse que sou um instrumentalista, aquele que faz música com diversos instrumentos. O que importa é contribuir criativamente, fazer algo que a música peça, não apenas mostrar técnica.”
Com 12 músicas no repertório, o novo álbum será lançado no Brasil, Japão, Estados Unidos e Portugal, como Ricardo Bacelar vem fazendo há bastante tempo. Em 2024, seu trabalho foi destaque nas rádios de jazz norte-americanas, ficando entre os 50 álbuns mais tocados, por seis meses consecutivos. No mesmo ano, realizou a 2ª turnê pelo Japão, com oito concertos.
Gravado com tecnologia Dolby Atmos, o novo projeto será lançado em formatos digital e físico. O show foi exibido em primeira mão pela TV Globo Ceará no dia 10 de maio.