O livro A Potência do Cinema Pernambucano, do advogado Diego Medeiros, terá pré-lançamento, ainda este mês, durante o Festival de Cannes, que acontece na França. A obra analisa os fatores que tornaram o cinema produzido em Pernambuco uma referência nacional e internacional. Com dados, pesquisa de mercado e entrevistas com nomes como Marcelo Gomes, Hilton Lacerda, Gabriel Mascaro, Emilie Lesclaux e Rachel Ellis, o autor investiga como se formou esse fenômeno artístico e cultural.
O autor traça um panorama das produções e profissionais que consolidaram o cinema pernambucano nas últimas décadas, destacando aspectos históricos, culturais e políticos que permitiram sua expansão. O livro também evidencia a organização do setor, o fortalecimento de políticas públicas específicas e o acesso a recursos de fomento, que viabilizaram uma safra consistente de filmes premiados dentro e fora do país.
Com duas décadas de atuação no audiovisual, Diego Medeiros é mestre em Indústrias Criativas, graduado e pós-graduado em Direito pela UFPE, e sócio-fundador do primeiro escritório jurídico especializado em cinema do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já assessorou obras como “Bacurau“, “Aquarius“, “Retratos Fantasmas“, “Paloma” e “O Último Azul“, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2025. Após a apresentação em Cannes, o livro será lançado no Brasil ainda este ano.


