ROBSON GOMES // [email protected]
O relógio marcava exatamente 19h05 quando um ônibus executivo parou em frente ao famoso número 1702 da icônica Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O endereço em questão é do luxuoso e centenário Copacabana Palace. Daquele coletivo, descem jornalistas e influenciadores prontos para encararem uma autêntica noite de luxo, glamour e até muvuca chique: era a festa de lançamento do remake de Vale Tudo, organizada pela TV Globo, que estreia no próximo dia 31 no horário das nove do canal.
>> Falta quase nada para a estreia de Vale Tudo
O local do evento não foi escolhido por acaso. O estabelecimento carioca de 239 apartamentos e suítes, dispostos em dois prédios, e localizado em frente à Praia de Copacabana – que já recebeu reis, artistas, intelectuais e políticos ao longo de 101 anos de funcionamento – também é o lugar onde, na ficção de 2025, hospeda-se a ambiciosa Maria de Fátima (Bella Campos) após dar um golpe na mãe, Raquel (Taís Araujo), deixando-a sem casa em Foz do Iguaçu (PR), para vir ostentar o dinheiro que faturou com a venda do imóvel no Rio de Janeiro. E para esta festa “nada pobre”, cinco ambientes do hotel foram o cenário do regabofe que reuniu elenco, criadores, imprensa e personalidades de todo o país, incluindo a coluna Giro.
No primeiro salão, com um grande backdrop da novela, a equipe de Vale Tudo fazia sua chegada em uma parada obrigatória para fotos oficiais. Em seguida, no salão ao lado, com referências à agência de conteúdo Tomorrow (um dos núcleos da trama), jornalistas e influenciadores de todas as partes do Brasil tentavam tirar um fragmento dos artistas para sua criação de conteúdo: atores e atrizes eram cercados de câmeras de celular, luzes, microfones de lapela, e bombardeados por perguntas sobre o trabalho e pedidos de “convites” para o público de seus veículos e seguidores conferirem a novela em breve. Alguns atores eram mais assediados, outros menos, mas todos estavam dispostos e dificilmente recusavam abordagens de quem estava ali para reforçar a divulgação da trama.
No terceiro ambiente, um dos salões principais, a equipe de cenografia reproduziu a mansão dos Roitman, com uma atmosfera elegante e aconchegante. O espaço foi decorado com detalhes especiais, como produção de arte com fotos do elenco em porta-retratos, e várias televisões exibindo imagens da novela. O evento ainda teve dois estilos de bar, com drinques nomeados com bordões da trama. A bebida que levava o título de Vale Tudo, por exemplo, era composta de gin, tônica, limão siciliano, alecrim e zimbro. Além disso, comida e bebida servidas por dezenas de garçons e garçonetes não paravam de circular por todos os locais da festa.
O famoso terraço do “Copa” – sim, já podemos ter essa intimidade – que dá visão para a praia, também fez parte do evento. Por volta das 21h, um desfile de modelos vestindo capas de chuva coloridas (remetendo às cenas do primeiro capítulo) ao som da saudosa diva Gal Costa cantando Brasil, a abertura da novela, a mesma de 1988, mas com novos arranjos, foi mais uma das experiências imersivas que a equipe de Vale Tudo preparou para envolver os convidados ao longo da noite.
No Golden Room, o último ambiente, um grande telão foi colocado ao lado de um palco preparado para receber shows e a equipe de frente da novela. Passava das 22h quando todo mundo foi orientado a ocupar aquele espaço para o grande momento: a exibição de um clipe com imagens desta grande aposta da TV Globo, escolhida para comemorar os 60 anos do canal. Após a fala do sorridente Amauri Soares, diretor-executivo da emissora, foi a vez da autora Manuela Dias se pronunciar para o público que não parava quieto naquele barulhento salão.
“Em primeiro lugar, preciso saudar os criadores desta história: Gilberto Braga, [o pernambucano] Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Com licença…”, disse a criadora do remake, que logo ganhou aplausos do elenco posicionado em frente ao palco. Depois dos agradecimentos e do clipe de Vale Tudo, a noite foi uma criança para quem ainda tinha pique para se jogar na pista com shows de Os Garotin, Pretinho da Serrinha e Mariene de Castro. Mas para quem precisava voltar ao Recife logo em seguida, ficou marcada uma fala de Manuela para todo o elenco e equipe, que acredita muito no sucesso da novela que vem por aí: “Eu estou aqui com vocês. Juntos, até matar Odete Roitman”.