Dentro das atividades do Mês da Mulher da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, acontece o lançamento do novo fotolivro da fotógrafa pernambucana premiada, Priscilla Buhr. Após o sucesso da exposição Não Reagente, em 2023, a fotógrafa e artista visual transformou o seu trabalho de pesquisa sobre a maternidade, infertilidade e direito das mulheres em uma edição que faz uma releitura da exposição.
O lançamento oficial do fotolivro Não Reagente acontece neste sábado (22), às 10h, no Centro de Promoção de Direitos da Mulher Marta Almeida, no Bairro do Recife, com um debate de Priscilla com a editora Maíra Gamarra e mediação da produtora Olga Wanderley.
O lançamento do livro tem apoio do Funcultura – Governo de Pernambuco. O Fotolivro Não Reagente marca uma nova leitura do projeto, reunindo fotografias inéditas e textos que aprofundam as complexas relações entre o corpo feminino e os discursos de poder que o controlam. A obra questiona as normas sociais que definem a mulher ideal como aquela que se casa, tem filhos e cuida do lar, e desafia essa narrativa ao perguntar: o que acontece quando a maternidade não é uma opção? Como a sociedade vê e trata as mulheres que não podem ou não querem gerar?” E quando a mulher se torna mãe e nega o lugar do apagamento?
O conceito gráfico do fotolivro foi desenvolvido para dialogar intimamente com as imagens, com um formato compacto de 12×17 cm que convida ao manuseio e à imersão. A paleta de cores, inspirada no sangue, simboliza a fluidez e a transformação, do sangue vivo ao coagulado, criando uma conexão orgânica com o tema. A narrativa visual segue uma lógica intensa, alternando entre momentos de silêncio, dureza, suavidade e respiros. A premiada escritora e professora Noemi Jaffe faz o pósfácio da obra.
Além das imagens que compuseram a exposição, o livro traz fotografias inéditas, selecionadas a partir do arquivo da artista e de novas produções realizadas ao longo dos últimos dois anos. “Olhar para a trajetória do trabalho, construído ao longo de quase 10 anos, foi um redescoberta de mim mesma. E perceber algumas lacunas foi um convite pra criar mais: novos diálogos, novos símbolos..”, explica Priscilla Buhr.
O evento de lançamento contará com um debate entre Priscilla Buhr e Maíra C Gamarra (edição e texto de apresentação) e mediação de Olga Wanderley (produtora). O livro estará à venda no local por R$ 85, com tiragem limitada de 500 exemplares viabilizada pelo apoio do Funcultura. Após o lançamento, a publicação poderá ser adquirida em livrarias e no site www.priscilla buhr.com.br.