Search
Close this search box.

.

Peça ”Bendita Dica” aterrissa no Recife neste final de semana

Uma história pouco conhecida pelos brasileiros vira mote para a peça teatral Bendita Dica, encenada pela Cia Burlesca, de Brasília, e que chega hoje ao Recife. A personagem é Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica, mulher que, nos anos 1920, no interior de Goiás, faz uma revolução comunitária e consegue organizar terra, trabalho e alimentação saudável para uma legião de famílias com base nos princípios da igualdade, solidariedade, comunhão e produção coletiva.

O espetáculo será apresentado nesta quinta exclusivamente para o público da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e nesta sexta, em sessão aberta e gratuita, no Espaço Randeiros.

REGISTROS
Produtora e atriz da Burlesca, Julie Wetzel conta que havia poucos registros sobre Dica. Em 2015, pesquisando a fundo e entrevistando até familiares da protagonista, a companhia percebeu que se tratava de algo muito grandioso para ficar restrito. E que levar esse enredo ao teatro mudaria a própria história do grupo – e de quem tivesse acesso a ele.

“Por mais gigante que a personagem seja, ela também tem uma simplicidade característica do nosso povo, de fraternidade, de se autoajudar. O público se encanta com quem acredita num mundo melhor.”

Vencedora do Prêmio Sesc do Teatro Candango na categoria Melhor Espetáculo Infantil, a montagem é abraçada também pelas crianças. “Optamos por uma forma delicada de roteiro, que traz contação de história, brincadeira, música. Isso contribui pra gente falar de um tema complexo que é a questão fundiária do país”, revela Julie.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE