Confira a versão em texto da coluna Giro desta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025.
Vitoriosa é ela
Uma jornada que começou aos 12 anos ganha agora um capítulo especial. A empregada doméstica Vera Lúcia da Silva completa hoje 63 anos lançando o livro, Espanador Não Tira Poeira.
Nascida em Sirinhaém, ela começou a trabalhar aos 12 anos. Entre os relatos, ela relembra situações bem humilhantes.
Mas Vera sempre quis proporcionar um futuro melhor para as filhas. E conseguiu: uma delas é veterinária e outra formou-se em química. “Meu trabalho sempre foi digno, mas nunca deixei que passassem pelas dificuldades que enfrentei”, afirma.
>> No Recife, Thiago Lacerda relembra os 25 anos de ‘Terra Nostra’
Gratidão
A Giro festeja hoje seu primeiro aniversário. Nossa gratidão aos diagramadores, fotógrafos, colaboradores, assessores de imprensa e, principalmente, aos leitores. Que esta parceria se estenda por muitos anos.
Carnajazz
Entre os dias 1º e 4 de março, na Praça Mestre Dominguinhos, vai rolar o Garanhuns Jazz Festival. O prefeito Sivaldo Albino e Giovanni Papaleo, da Uptown Band, já estão nos preparativos.
Folia
O bloco Só Fridas, lançado ano passado, vai desfilar no dia 22. A concentração será na Galeria Vitória Régia, em Casa Forte, às 13h.
Na Imbiribeira
Fernando e Carlos Carrilho, nomes à frente da Construtora Carrilho, farão este mês o pré-lançamento do novo empreendimento da empresa, o Pátio Solare. Localizado na Imbiribeira, contará com 268 apartamentos compactos, distribuídos em duas torres, além de uma área de lazer completa. A localização é estratégica, próxima a escolas, shoppings, supermercados e metrô.
Fortalecendo o NE
O Instituto Ponte, que promove a ascensão social de jovens, vai intensificar a atuação no Nordeste. A ONG pretende que, até 2029, 30% de seus alunos sejam da região. Para isso, busca novos parceiros para fortalecer a iniciativa. Empresários como Romero Maranhão Filho, da Maxxima Empreendimentos, e Andrea Chaves, do Grupo Mobibrasil, já integram a rede de apoiadores. As inscrições para o processo seletivo de 2025 começam hoje.
Fila de lançamentos
O pernambucano Geyson Luiz integra o elenco da quinta (e última) temporada da série Sintonia, que estreia na Netflix nesta quarta. Nascido em Limoeiro, o ator tem vários trabalhos inéditos a serem lançados ao longo do ano. Um deles é a série Maria e o Cangaço, produção da Disney+ sobre a vida de Maria Bonita, vivida por Isis Valverde. Geyson também estará na telona com os longas pernambucanos Ao sabor das Cinzas e Coração de Lona e o paraibano O Braço.
Vista
A Casa PE no Carnaval Barchef ocupará um casarão na histórica Rua de São Bento entre os dias 1º e 4 de março. O espaço vai oferecer uma vista privilegiada para os blocos e uma estrutura que inclui praça de alimentação diversificada, banheiros climatizados e shows exclusivos.
Pets
O Plaza Shopping se prepara para realizar mais uma edição do Bailinho Pet. O evento, que está entre as prévias mais fofas do Recife, acontece no dia 8, a partir das 15h30, no Jardim Pet, que fica na área externa do mall. Vai ter até desfile de fantasias. A festa é aberta ao público, mas quem quiser ver seu pet arrasando na passarela deve preencher um cadastro no site do Plaza. As inscrições são limitadas.
Alerta
No verão, as queixas de varizes aumentam de 20% a 30%, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Sintomas como pernas inchadas, câimbras noturnas e ardência se intensificam com o calor. “Ele dilata os vasos, piorando os casos”, diz a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Prévia
Dia 15, o bloco Turma do Caneco Cheio realiza a sua 23ª prévia no Manny Deck Bar, em Olinda. A festa terá entre as atrações Silvana Salazar e Batuketu.
Niver
Ana Paula Belo, Ana Paula Santos, Andréa Manzi, Carlos Alberto Teixeira, Carlos Fernando Asfora, Cláudia Santos, Cláudio Castanha, Eduarda Neiva Coelho, Ericka Rocha, Franscinaldo Gonçalves, Geralda Farias, Gileno Luis de Carli, Isabelle Barros, Leila Cavalcanti Tavares, Marcelo Borges, Maria Digna Pessoa de Queiroz, Paula Petribu da Fonte, Rita Macedo Malta, Roberto Bitu e Vera Corrêa de Araújo.