Confira a versão em texto da coluna Giro desta segunda-feira, 13 de janeiro de 2025.
Cantigas de Ariano
No dia 29, a cantora Lucinha Guerra mostrará no Janeiro de Grandes Espetáculos o projeto Cantiga à Pedra do Reino, com músicas e contos que ela aprendeu com o mestre Ariano Suassuna e o artista plástico Romero de Andrade Lima, que assina a direção e o cenário.
“Ariano fez parte da minha formação. É uma alegria poder repassar essas cantigas para um novo público. O Armorial é um dos movimentos mais importantes para a cultura do país”, diz ela, que ocupará o palco do Hermilo Borba Filho.
Com participações de Terezinha do Acordeon e Isaar, o espetáculo tem figurinos de Luciana Buarque e produção de Pedro de Castro e da própria Lucinha.
>> BBB 25: De Olinda, sogra e genro disputam última vaga do reality
Educador
Depois do protagonista de O Agente Secreto, Wagner Moura viverá outro pernambucano na telona. No filme Angicos, ele será Paulo Freire, patrono da educação no Brasil. Inspirado no experimento pedagógico do educador, o filme dirigido por Felipe Hirsch será ambientado no Sertão do Rio Grande do Norte, onde Paulo alfabetizou 300 pessoas em apenas 40 horas.
Corrida
Adeptas das corridas de rua, as cirurgiãs-dentistas Joseane Vaz e Taciana Abreu vão promover o 1º CIEB Implantar Run. O evento acontece no dia 25, com corridas de 3,5 km e 10 km. A largada é na sede da clínica de odontologia, na Madalena, e o percurso seguirá pela Zona Norte.
Frei Caneca presente
Para marcar os 200 anos da morte de Frei Caneca, o Museu do Estado de Pernambuco vai promover, nesta quinta, às 15h, um bate-papo com os historiadores Dirceu Marroquim e George Cabral. Eles vão abordar fatos marcantes da trajetória do frade carmelita nascido no final do século 18, um dos mais ativos revolucionários da história pernambucana. Também mostrará como a imagem de Frei Caneca foi elevada à categoria de herói.
Perspectivas em pauta
O presidente da Ademi-PE, Rafael Simões, recebe, nesta terça-feira, durante almoço com associados na sede da entidade, no Espinheiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, e Gelisa Bosi, secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação do Recife. Na pauta, as perspectivas da nova fase de gestão municipal e as ações das pastas para o setor imobiliário neste ano.
Herdeira
Sophia Lins, do La Cuisine, feliz da vida com a gravidez da filha, Gabriela Maranhão. A bebê se chamará Clarice.
Artesanato
A Fenahall vai até o dia 19, no Classic Hall, reunindo expositores de vários cantos do mundo.
Expansão
O escritório Buril, Tavares e Holanda Advogados começa 2025 com novidades. A banca, que tem DNA pernambucano, inaugurou uma unidade em Alphaville, São Paulo, para ficar mais próxima dos clientes situados na região Sudeste.
Umbu
Na visita que fez ao Lab Noronha, o chef Claude Troisgros foi apresentado por Sérgio Xavier e Luciana Nunes à folha do umbu. Juntos, eles criaram uma receita em homenagem ao umbuzeiro e já planejam um festival gastronômico na ilha.
Verão
O cardiologista Carlos Japhet dá uma dica para as férias: “A praia é sempre uma boa opção para a saúde cardíaca. Você pode fazer uma caminhada e ter uma exposição solar adequada para vitamina D. Se estiver em uma área propícia ao mergulho, vale lembrar que a água do mar é cheia de benefícios, sendo anti-inflamatória e cicatrizante”.
Sessão de terapia
Diógenes Rodrigues e Walter Vitti, da Cia. Artística Avani Lopes, de Santa Cruz do Capibaribe, aportam no Recife nesta quarta com Querida Gina, também dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. A peça narra a experiência de Regina, que – durante uma sessão de terapia – mergulha em seu subconsciente e acaba se deparando com Gina, ninguém menos que seu órgão sexual, fazendo as vezes de psicóloga. Diversas temáticas são levantadas, como objetificação do corpo feminino, menstruação e menopausa. “Nosso objetivo é derrubar toda e qualquer visão misógina”, diz Walter. O espetáculo ocupa o palco do Apolo, às 20h30.
Niver
Alexandre da Fonte Filho, Ana Muniz, Cacyone Gomes, Darly Fortunato, Emília Toscano, Gustavo Morais, Kleber Lacet Filho, João Francisco Moury Fernandes, João Bosco Tenório, Sylvio Drummond de Mattos, Tânia Passos, Teresa Lessa, Tereza Peixoto, Ubirajara Tavares de Melo e Walter Spencer.