Confira a versão em texto da coluna Giro desta quinta-feira, 9 de janeiro de 2025.
O despertar do Galo
A partir de hoje, o frevo toma conta da sede do Galo da Madrugada com a já tradicional Quinta do Galo. Até o carnaval, as estrelas da nossa folia vão animar os foliões nas noites de quinta-feira.
Quem dá o start é Gustavo Travassos, o cantor oficial do bloco. “Estamos a menos de dois meses do grande desfile do Galo e já é hora de começar a acertar o passo. No palco, junto comigo, estarão nomes como Ylana Queiroga, Telmo Santiago, Larissa Lisboa e Nego Thor”, avisa ele.
A prévia contará ainda com os maracatus Leão Formoso e Estrela Dalva.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 08/01/2025
Indignação
O senador Humberto Costa fez uma postagem demonstrando toda sua indignação com a decisão de Mark Zuckerberg de abrir mão da checagem de fatos e de reduzir a moderação em postagens sobre temas como imigração e gênero, permitindo até que usuários classifiquem gays, trans e bissexuais como doentes mentais. “Para lamber as botas da extrema direita, Zuckerberg quer fazer da empresa um território para o crime, para o racismo, para a misoginia, para a homofobia. A Meta é desinformação. A Meta é desumanidade. A Meta é o flerte com o fascismo”, bradou.
Bloco
A artista plástica Naiade Lins assina a decoração da festa do É Gaia, Papai?, dia 8, na AABB.
Presença em NY
Uma comitiva pernambucana liderada pelo presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, marcará presença na NRF 2025: Retail’s Big Show, em Nova York. Ele ressalta o compromisso de trazer ao estado as mais avançadas tendências do setor apresentadas no evento, que é referência mundial no varejo. Além de acompanhar palestras com especialistas, o grupo fará uma visita institucional ao Consulado-Geral do Brasil.
Memórias de um lugar
Em fevereiro, Belo Jardim ganha o Museu Memórias Vivas. O espaço, que funcionará no antigo prédio da fábrica de doces Mariola, visa preservar o valor cultural e econômico da região, promovendo experiências de arte-educação e acessibilidade. “Trazer a história da fábrica para o museu é mais do que preservar o legado de uma indústria. É manter acesa a história de quem ajudou a construir Belo Jardim”, diz o curador George Pereira.
#tbt
Em conversa recente com a Giro, Gonzaga Leal afirmou: “Nise da Silveira me indicou o caminho das pedras. A pessoa, o artista, o terapeuta que sou, tudo é resultado da minha convivência com essa grande mulher, essa enorme brasileira”. A médica que humanizou o tratamento de doentes mentais no Brasil será vivida por Ceronha Pontes em Senhora dos Nossos Sonhos, espetáculo idealizado pelo próprio Gonzaga, com direção artística de Marcondes Lima. As apresentações acontecem nos dias 15 e 16, no Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), também dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos.
Autógrafos
E o Janeiro de Grandes Espetáculos mobiliza todas as atenções. No ano que marca os 25 anos da morte do ator Pernalonga (Roberto de França), o festival será aberto hoje, às 18h, no Santa Isabel, com uma sessão de autógrafos do jornalista Márcio Bastos, autor da biografia Uma Sinfonia Inacabada. O JGE homenageia o Vivencial, grupo do qual Pernalonga fez parte.
Parque
Com mais de 30 atividades sensoriais e interativas, o Parque Brincar de Música do Mundo Bita desembarca no Shopping Recife neste sábado. Instalado na Praça de Eventos, o espaço é inspirado nas canções da turma. A atração terá ainda a Hora do Bita, que promoverá o encontro da criançada com os personagens.
Reeleição
O presidente da CDL Recife, Fred Leal, foi reeleito para mais um mandato na entidade.
Balanço
O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer encerrou 2024 com um balanço positivo no acolhimento de pacientes em tratamento oncológico nas unidades de saúde do Recife. Mantido por doações de pessoas físicas e empresas, o NACC recebeu quase 1,5 mil crianças ao longo do ano, na sede dos Aflitos. Elas tiveram acesso a alojamento, alimentação, transporte, terapias e todo o suporte necessário para a continuidade dos tratamentos.
Uma dupla afinada
Estrela de novelas clássicas como O Dono do Mundo, O Clone e Caminho das Índias, Letícia Sabatella também arrasa como cantora. E o público poderá conferir essa faceta entre os dias 21 e 25, na Caixa Cultural Recife, no show Leticia Sabatella convida Juliano Holanda, em que ela divide a cena com o compositor pernambucano, mostrando as canções do álbum Poéticas da Terra em Crise, lançado durante a pandemia. Após a estreia em Curitiba, onde a artista mineira foi criada, o espetáculo aterrissa na terra de Juliano para seis sessões. O escritor, ator e compositor Luiz Felipe Leprevost fará uma participação especial.
Niver
Carlos Alberto de Moraes, Damião Guerra, Deborah Regina de Moraes, Dilene Lemos, Eduardo Henrique Feitosa, Elias Perpétuo, Fátima Monte, João Madureira Teixeira, Maria Patrícia Cavalcante Sampaio, Miriam Lacerda Rodrigues, Ronaldo Fortunato e Rosanna Bongiovanni Serpa.