A chef Carmem Virgínia, do Altar Cozinha Ancestral, foi convidada para preparar um jantar especial para o astro hollywoodiano Will Smith, uma das grandes atrações do Rock In Rio na noite desta quinta-feira (18), no Palco Sunset.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 18/09/2024
Famosa por sua gastronomia afro-brasileira, a chef, que é sócia do restaurante junto com Fátima Pissarra e Luísa Sonza, tinha inicialmente preparado um menu tradicional. No entanto, a pedido da equipe do artista, foi servido o já icônico “Jantar dos Orixás”. Esse cardápio, um dos mais representativos do Altar, celebra a cultura dos orixás, divindades das religiões de matriz africana, e é composto por ingredientes simbólicos que homenageiam Iemanjá, Xangô e Oxum.
O menu, inspirado nos orixás, foi cuidadosamente pensado por Carmem Virgínia para criar uma conexão entre sabores e espiritualidade, apresentando elementos tradicionais da cultura afro-brasileira.
A entrada, inspirada por Exu, trouxe um Pastel de Festa com Pimenta, remetendo à abertura de caminhos, uma característica do orixá, e marcando o início de uma refeição com sabores intensos.
Como prato principal, a harmonia das águas foi evocada com a presença de Oxum e Iemanjá, representadas em um Arroz Caldoso de Personagens do Mar. O prato celebrou a riqueza dos ingredientes marinhos, simbolizando a fertilidade e a renovação, em uma verdadeira explosão de frescor e sabor.
Na sobremesa, Xangô foi homenageado com uma Cocada Mole, servida de colher, acompanhada de bolinhos de tapioca fritos, polvilhados com açúcar e canela e finalizados com doce de leite. A combinação poderosa trouxe uma mistura de texturas e doçura, em referência à força e à justiça do orixá.
Carmem Virgínia finalizou com o toque de suavidade e tradição dos Ibejis, os orixás gêmeos, representados pelo clássico pernambucano Bolo de Rolo, que encerrou a experiência gastronômica com um doce e delicado sabor de afeto.