Morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o pianista Sergio Mendes, consagrado como um astro internacional da música brasileira. A informação foi confirmada pela família do músico ao jornal O Globo, sem detalhar a causa da morte. Mas desde o final de 2023, o artista vinha enfrentando doenças decorrentes de problemas respiratórios.
>> Leia a coluna Giro desta sexta-feira, 06/09/2024
Difusor da bossa nova e do samba no mundo, Sergio Mendes deu os primeiros passos na carreira ao lado de nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell, a quem conheceu no Beco das Garrafas, principal reduto da bossa nova, em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante os anos de 1950 e 1960.
Foi no local, aliás, que ele ouviu pela primeira vez a canção Mas Que Nada, na voz do autor Jorge Ben Jor, até hoje seu maior sucesso. Quarenta anos depois, em 2006, a música foi regravada, igualmente com grande êxito, pelo grupo americano de hip hop Black Eyed Peas.
Sergio Mendes vivia há seis décadas em Los Angeles ao lado da mulher, a cantora Gracinha Leporace, com quem estava casado há mais de 50 anos. Considerado um gênio da música brasileira, é dele, inclusive a autoria da música de abertura da novela Renascer, da TV Globo, na versão original de 1993.