Nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, a Garrido Galeria – localizada em Casa Forte, na Zona Norte do Recife – inaugura, em evento aberto ao público, Onde os Olhos São Guardados, uma exposição individual do artista pernambucano Alexandre Nóbrega. Desenvolvendo uma pesquisa incessante através da pintura, do desenho, da gravura e da escultura, o artista traz para essa mostra – com curadoria de Guilherme Moraes – o figurativo e o abstrato, explorando as infinitas possibilidades cromáticas do preto e do branco e de justaposições de texturas. Os espectadores são convidados a construírem sentidos a uma narrativa de caráter impreciso.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 14/08/2024
Alexandre tem grande influência da arte rupestre brasileira. É como se os papéis fossem paredes de cavernas. Ele se autointitula como “caçador de arte rupestre”. Uma busca que começa pelo interesse por uma linguagem primária e reconhecida por todos, o desenho cru, simples e universal. Assim, é idealizada uma produção que é traduzida como “arte rupestre do homem contemporâneo”, considerando que parte da mesma intenção de riscar nas cavernas.
“Alexandre Nóbrega marca uma geração de significativas mudanças e novos ordenamentos nas artes plásticas. Desde 1980, vem desenvolvendo o seu trabalho sobre intensa pesquisa entre o preto e branco, como numa expedição permanente, com uma arqueologia própria, levando o espectador à impossibilidade do óbvio”, comenta o curador Guilherme Moraes.
Suas obras contam uma história que muda a cada década e que não se finda. Curiosamente, as obras do artista não são intituladas nem datadas, justamente para denotar uma ideia de continuidade e constante mudança. “As situações vão se desenrolando, e a realidade se modificando, sempre numa ideia de continuidade, como capítulos de algo maior. Algo que está vivo, em constante mudança”, complementa o artista.
SERVIÇO
Exposição Onde os Olhos São Guardados, de Alexandre Nóbrega
Local: Garrido Galeria (Rua Samuel de Farias, 245, Casa Forte, Recife/PE)
Inauguração: 15 de agosto de 2024, a partir das 18h.
Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h. Entrada gratuita.
Contato: [email protected] | (81) 99573-4867 | (81) 99873-2450