O Carnaval de Olinda de 2026 passa a contar com uma ação inédita voltada ao cuidado e segurança dos turistas, com foco na prevenção à violência de gênero. Nesta quarta-feira (11), pré-carnaval e dia de maior fluxo de voos diretos da Argentina para Pernambuco, turistas serão recepcionadas no Aeroporto Internacional do Recife por passistas e orquestra de frevo, além da distribuição de cartilhas bilíngues com orientações sobre prevenção ao assédio e canais de apoio.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Livre de Assédio, com patrocínio da Embratur, e marca a primeira ação estruturada de prevenção com alcance internacional no Carnaval de Olinda. A proposta é garantir que estrangeiros, especialmente mulheres que viajam sozinhas, tenham acesso imediato as informações, acolhimento e serviços de proteção logo na chegada ao destino.
Durante os dias de folia, o Instituto também estará presente nas ruas do Sítio Histórico com ações de orientação e acolhimento, além da distribuição de cartilhas em português e espanhol e QR Codes com acesso à rede de apoio. Além disso, um ponto fixo de atendimento com assistência social bilíngue funcionará na Rua Justino Gonçalves, no Carmo, de sábado a terça-feira, com apoio de tradutora.
A Prefeitura de Olinda ressalta que a iniciativa fortalece o turismo de forma sustentável ao integrar cultura, segurança e responsabilidade social. A Guarda Municipal e representantes de pousadas e day uses foram capacitados para orientar e encaminhar turistas ao ponto de acolhimento, ampliando a estrutura de cuidado durante o período carnavalesco.


