.

Alepe propõe título de Cidadão Pernambucano a Wagner Moura 

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), apresentou na manhã desta segunda-feira (2), uma proposta para conceder o Título de Cidadão Pernambucano ao ator, diretor e produtor Wagner Moura. A iniciativa reconhece a contribuição artística do baiano e sua forte ligação com o Estado ao longo da carreira.

A relação de Moura com Pernambuco teve início nos palcos recifenses, há mais de duas décadas, quando protagonizou a peça ‘A Máquina’, dirigida por João Falcão e apresentada no Armazém 14, no Recife Antigo. O trabalho marcou um ponto de virada em sua trajetória profissional e projetou o ator para o cenário nacional.

Nos últimos anos, o vínculo com o Estado foi reforçado com o filme “O Agente Secreto”, filmado no Recife e dirigido pelo cineasta Kleber Mendonça FIlho. A produção ganhou projeção internacional, com indicações ao Oscar em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, além de vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Estrangeira, com Wagner Moura premiado como Melhor Ator em Drama.

TORONTO, ONTARIO – SEPTEMBER 06: Wagner Moura of “The Secret Agent” poses in the Getty Images Portrait Studio Presented by IMDb and IMDbPro during the Toronto International Film Festival at InterContinental Toronto Centre on September 06, 2025 in Toronto, Ontario. Gareth Cattermole/Getty Images for IMDb/AFP (Photo by Gareth Cattermole / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Além da relação artística, o artista mantém laços familiares no Sertão pernambucano e costuma destacar publicamente seu carinho. Para Rodrigo Farias, a concessão do título representa um gesto de reconhecimento ao papel de Wagner Moura na valorização e projeção de Pernambuco no cenário cultural brasileiro e internacional.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE