.

Com panetone de fermentação natural, o Soto Pan y Café faz sucesso no Pina

Desde setembro de 2024, o Soto Pan y Café faz sucesso no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Tudo começou em 2021, quando Karina Soto criou o perfil Boba Confeitaria, fazendo bolos por encomenda em seu ateliê. A clientela rapidamente se expandiu e seus bolos ganharam fama.

Nascida em Puente Kyjha, no Paraguai, Karina morou muitos anos no Rio de Janeiro, onde estudou Gastronomia na prestigiada escola Le Cordon Bleu, cursou Relações Internacionais e conheceu o marido, o empresário pernambucano Caio Lyra. Em 2020, na época da pandemia, o casal se mudou para o Recife.

Imagem: Marina Torres/DP Foto

O sucesso da Boba Confeitaria despertou em Karina a vontade de empreender e ter o seu próprio café. “Como o Caio tem experiência em administração, começamos a planejar o espaço”, conta. Depois de muito procurar, encontraram uma casa onde funcionava um showroom de equipamentos de cozinha. A obra durou um ano e foi acompanhada atentamente pelo casal, em todos os detalhes.

Os clientes das redes sociais acompanharam todo o processo e, claro, viraram fregueses do Soto. “Eu tenho as minhas clientinhas do coração, que compravam meus bolos no Instagram e passaram a frequentar o café”, festeja. Vale lembrar que, ao fazer a transição do perfil, Karina tinha 15 mil seguidores e rapidamente dobrou esse número.

A loja abre às 7h da manhã, alcançando um público que gosta de tomar um café mais reforçado. O cardápio inclui cuscuz, tapioca e curiosidades como salsicha com ovo. “Nós gostamos de fazer o simples bem-feito”, afirma.

Mas o grande carro-chefe da casa são os croissants. Toda a produção é feita no local, e a receita segue a origem austríaca, usando açúcar e manteiga. Segundo a lenda, padeiros de Viena criaram um pão em forma de meia-lua para comemorar a vitória sobre o Império Otomano em 1683. Depois, popularizou-se na França. Outros destaques são os sanduíches de peito de peru com queijo do reino e de mortadela com queijo coalho, todos tendo o croissant como base. “Também fazem sucesso os cinnamon rolls de creme e chocolate”, pontua.

Nessa época do ano, o casal aposta na produção de panetones feitos 100% com fermentação natural. “Furamos a bolha da Zona Sul. Recebemos muitas encomendas de outros bairros, e os clientes já cobram filiais do Soto na Zona Norte”, comenta Caio Lyra. Por enquanto, quem quiser conhecer todas essas delícias deve tomar o rumo do Pina para “forrar o bucho”, como gostamos de dizer de forma bem pernambucana.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE