ANDRÉ GUERRA
Foto: Victor Jucá
Nesta quinta-feira (20), um dos últimos grandes eventos do calendário cinematográfico anual celebra sua 12ª edição, celebrando a força e diversidade do cinema brasileiro. Trazendo curtas e longas já prestigiados em outros festivais, a Mostra de Cinema de Gostoso, no Rio Grande do Norte, que segue até a segunda-feira (24) com suas famosas exibições ao ar livre, na praia do Maceió.
Na cerimônia de abertura, haverá a exibição do curta de ficção Dia dos Pais, do amazonense Bernardo Ale Abinader, e do premiado A Natureza das Coisas Invisíveis, longa de estreia da diretora brasiliense Rafaela Camelo.
A programação é dividida em quatro eixos: a Mostra Competitiva (longas de curtas-metragens nacionais), as Sessões Especiais, a Mostra Panorama (que ocorre na Sala Petrobras) e ainda a Mostra Potiguar, janela dedicada para a produção do estado.
O destaque nesta edição é O Agente Secreto na Sessão Especial, que ocorre neste sábado (22), com a presença de uma das grandes revelações do filme de Kleber Mendonça Filho: a atriz potiguar Tânia Maria, que interpreta Sebastiana.
Outros trabalhos pernambucanos também estarão presentes em Gostoso. Um deles é o clássico Cinema Aspirinas e Urubus, estreia de sucesso em longa-metragem de Marcelo Gomes, que está completando 20 anos, e será exibido na Sessão Clássicos Restaurados. Outro é o documentário Buenosaires, da cineasta Tuca Siqueira (de Amores de Chumbo), além do curta de ficção Queimando por Dentro, de Matheus Farias e Enock Carvalho.


