O Festival João Pernambuco 2025 começa nesta quinta-feira (30) e segue até sábado (1º), celebrando a música e a cultura regional na terra natal do “Poeta do Violão”. Realizado pelo Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro!, o evento terá programação gratuita em três municípios do Sertão de Itaparica: Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, com shows, rodas de conversa e oficinas.
Entre as atrações estão o bandolinista Betto do Bandolim, o flautista e maestro José Arimatea e o cantor Walmir Chagas, além do Coletivo Isto é Choro, formado por Bozó 7Cordas, Nelson Brederode, Lucas Ratão e Xaruto. As apresentações começam às 19h e serão realizadas em praças públicas de cada cidade, promovendo acesso democrático à cultura.
Nesta edição, o festival também presta homenagens a personalidades locais, como Zé Sobral, Lima de Suell e Maurício Seresteiro. Criado em 2016, o evento reforça o legado de João Pernambuco, nascido em 2 de novembro de 1883, e destaca o papel do Choro como patrimônio da música brasileira e símbolo da identidade cultural do Estado.


