ALLAN LOPES
Diagnosticado com diabetes em 2020, pouco depois de sua participação no Big Brother Brasil, Babu Santana tem adotado uma rotina mais equilibrada e consciente com a própria saúde. O ator, que recentemente apareceu nos longas “Oeste Outra Vez” e “Kasa Branca”, marcou presença no lançamento do Accu-Chek SmartGuide, sistema que ajuda a prever oscilações nos níveis de glicose.
Em entrevista ao Giro, Babu relembrou o momento em que descobriu a doença. “Eu estava no ritmo muito alucinado da saída do Big Brother. A gente parava para comer pizza, tomar refrigerante. Comecei a perceber que estava acordando muito para urinar, com a boca muito seca. Tomava três litros de água e a sede não passava”, contou.
O ator revelou que já havia recebido um alerta antes mesmo de entrar no reality show. “O médico que fez o exame de saúde falou que eu estava pré-diabético. Ele disse: ‘Corta o açúcar do café. Se não diminuir, você não vai continuar'”. Babu seguiu a recomendação e normalizou a glicose durante o programa, mas após a saída não manteve os cuidados. “Quando eu vi essa loucura toda, não me cuidei e acabei nesse quadro”.
Babu destacou a importância da rotina saudável no controle do diabetes tipo 2. “No meu caso, o exercício controla. O meu remédio é me movimentar”. Ele também relacionou questões emocionais com a dificuldade de controle glicêmico. “Minha depressão não tira o apetite. Pelo contrário, eu desconto tudo na comida. É terrível”.
A experiência pessoal com crises de hipoglicemia fez Babu valorizar tecnologias de monitoramento. “Quando tive hipoglicemia, não sabia o que fazer. Acho que a maioria das pessoas que têm diabetes tipo 2 não sabem”.
Foi nesse contexto que o ator participou do lançamento do Accu-Chek SmartGuide, novo sistema de monitoramento contínuo da glicose da Roche que traz funcionalidades preditivas inéditas no mercado.

Inovação no controle glicêmico
De acordo com Vanessa Brito, Gerente de Marketing da Roche no Brasil, “o grande diferencial da tecnologia é o aplicativo de previsão. Quando o paciente coloca o sensor, já recebe os dados e consegue trazer a predição de hipoglicemia, dando uma notificação 30 minutos antes de ela acontecer”.
O sistema também oferece predição noturna, alertando sobre riscos de quedas glicêmicas durante o sono, e predição de glicose em 2 horas, permitindo visualizar tendências de alta e baixa nos níveis glicêmicos.

Conscientização e acesso
Enquanto o preço do produto ainda não é confirmado, Babu defendeu o acesso à tecnologia em saúde para populações menos favorecidas. “É uma tecnologia maravilhosa, mas é cara. Acho que aí entra o SUS, e por isso que a gente luta não só pela comunidade diabética, mas para todas as outras patologias”.
O Accu-Chek SmartGuide estará disponível em farmácias de todo o Brasil em breve, voltado para adultos com 18 anos ou mais, incluindo pacientes com diabetes tipo 1, tipo 2 insulinizados e mulheres com diabetes gestacional.


