O especialista em marketing João Branco participou do iFood Move, evento que reúne profissionais da gastronomia, inovação e tecnologia no São Paulo Expo. Com o painel “Desmarketize-se”, ele provocou reflexões sobre como as marcas podem se destacar num mercado saturado, propondo um novo olhar para o relacionamento com os clientes.
Ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s, a maior rede de fast-food do mundo e responsável por ações de alto impacto como a nacionalização da marca “Méqui”, Branco defendeu que campanhas centradas apenas em estética ou concorrência estão com os dias contados. Segundo ele, o marketing mais eficiente hoje é aquele que escuta o cliente, entende suas reais necessidades e constrói conexões verdadeiras, mesmo com pouco tempo de atenção disponível.
“A grande questão não é chamar atenção, mas manter relevância. Quanto mais você tenta imitar o concorrente, menos diferencial você tem”, afirmou. O iFood Move segue até esta quarta (6), com mais de 70 painéis e nomes como Bárbara Coelho e Hugo Calderano entre os destaques do segundo dia.
Logo após a palestra, João Branco aproveitou para fazer uma tarde de autógrafos dos livros ‘Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing’ e o ‘Dê propósito: Coloque a intenção certa no seu trabalho e preencha sua rotina de satisfação e significado’.