Mais de 100 alunos da rede municipal de ensino de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, participam até o dia 18 de julho de um acampamento educativo imersivo promovido pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. A iniciativa une arte, identidade, memória e pertencimento, e faz parte da etapa “Campus de Arte-Educação”, que selecionará estudantes para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal, em novembro.
Com o tema: “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, a 9ª edição do projeto terá como foco em dar visibilidade a vozes historicamente apagadas. Até a seleção, os alunos participam de oficinas de audiovisual, roteiro, som, interpretação e fotografia, além de vivências imersivas em territórios ancestrais no Quilombo Barro Branco, em Belo Jardim, e na Aldeia Pedra D’Água, dos Xukurus do Ororubá, em Pesqueira.
Segundo Marici Vila, diretora executiva e idealizadora do projeto, a proposta é trabalhar temas como ancestralidade, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo de forma transversal em todas as etapas. “Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e afro-brasileiros na formação cultural do Brasil, exaltando a pluralidade e o antirracismo como princípios pedagógicos”, explica.
O projeto é dividido em quatro etapas. A primeira, chamada “Fatos Históricos”, envolveu professores de História do 8º ano de 16 escolas municipais, que participaram de formações sobre temas afro-brasileiros e indígenas. A partir disso, mais de 460 HQs e vídeos foram produzidos por alunos. As 100 HQs mais criativas garantiram aos autores a vaga na etapa do campus, onde também serão produzidos curtas-metragens usados como critério para a seleção dos estudantes que viajarão.
Os nomes dos selecionados para o intercâmbio serão anunciados em agosto. As histórias em quadrinhos de maior destaque, escolhidas entre participantes de todo o Brasil, serão reunidas em uma coletânea impressa, que será distribuída em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Na edição deste ano, o projeto acontece em 16 cidades de quatro estados: Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná.