Chico Buarque completa 81 anos nesta quinta-feira (19), celebrando não apenas uma vida, mas um legado que atravessa gerações. Um dos maiores nomes da música popular brasileira, o artista recebeu homenagens de colegas que ajudaram a construir a história do MPB.
O baiano Gilberto Gil, amigo de longa data, relembrou a participação surpresa de Chico em seu show no início deste mês, no Rio de Janeiro, onde cantaram ‘Cálice’. “Feliz aniversário, Chico. Amigo querido de longa data. No dia em que nós fomos apresentar a música no show, desligaram o microfone logo depois de termos começado a cantá-la. Tenho a impressão de que ela tinha sido apresentada à censura, tendo-nos sido recomendado que não a cantássemos, mas nós fizemos uma desobediência civil e quisemos cantá-la”, escreveu Gil.

Já Maria Bethânia celebrou a vida de Chico e relembrou a importância dele em sua trajetória. “Hoje é aniversário de Chico! Foi com uma música dele que Bethânia quebrou a barreira do som. ‘Olhos nos Olhos’, entregue especialmente para Bethânia e lançada no álbum Pássaro Proibido (1976), logo conquistou os ouvintes das rádios AM, tornando-se um verdadeiro sucesso em todas as paradas. Foi com esse álbum também que Bethânia recebeu seu primeiro disco de ouro, e Chico é, até hoje, um dos compositores mais presentes em sua obra. A bênção, Chico Buarque de Hollanda. A bênção, por toda beleza e sabedoria!”, escreveu ela.

Por fim, Caetano Veloso compartilhou um vídeo ao lado do aniversariante, no qual aparecem cantando juntos. “Além de virtuoso das rimas e dos ritmos verbais, Chico é um sujeito excepcionalmente elegante, discreto e generoso. Feliz aniversário, com muita saúde e paz”, disse.
